Kyra (Português)

De conhecer o iate de vela Kyra

A ideia para a construção da SY Kyra nasceu em 2000 após Michael Leinenbach decidir realizar a sua visão de um iate à vela ideal numa construção nova, em vez de comprar um barco em série. Com a ajuda de Naval Architects newcruise yachtdesign em Hamburgo foi feito um modelo. Resultando da experiênciade de que lanchas sólidas são de rumo substancialmente mais estável e além disso mais seguras do que lanchas pneumáticas, nasceu a ideia de construir a carlinga como Dhingi navegável à vela. Também o fogão foi projectado pelo proprietário para garantir um camarote sempre quente independentemente de gasóleo ou gaz. E este pequeno fogão, executado à mão, provou ser um dos pontos de destaque deste barco. Para 10 horas de aquecimento bastam ao pequeno fogão de aço fino apenas 3 kilos de carvão vegetal.

Yate de vela Kyra en curso

O casco de alumínio foi fabricado por Wisla Aluminium Ltd. em Gdansk (Polónia), num estaleiro que há já muitos anos produz vedetas rápidas para a marinha sueca. O acabamento foi realizado pela empresa SL Yachts Gdansk, cujos trabalhos individuais em madeira e em aço fino foram excelentes. Todas as ferragens, os guinchos, a electrónica, o piloto automático, o motor e muitas outras peças são produtos de marca de todo o mundo e garantem ainda muitos anos de utilização segura. O motor da marca Volvo tem apenas cerca de 500 horas de funcionamento e ainda está quase novo. O design do iate devia lembrar as linhas clássicas dos anos trinta, mas satisfazer todos os aspectos dum velejar moderno. A medida máxima de 1,60 m de calado permite viagens mesmo em rios.
O barco devia ser velejável por uma só pessoa de modo tão seguro como por uma pequena tripulação. A Kyra cumpriu sempre esta promessa.  As velas garantem estabilidade e manejo simples e esta decisão foi confirmada especialmente viajando com uma única pessoa ou com uma tripulação muito pequena. Em muitas viagens no Mar do Norte e no Mar Báltico ela demonstrou o seu incrível comportamento estável, e, mesmo sob o máximo esforço, não houve um único minuto em que fosse necessário duvidar da confiança na Kyra.

Dentro do iate de vela Kyra

Após alguns anos de viagens para a Noruega, a Suécia, a Dinamarca, a Polónia e a Letónia, que deixaram impressões e recordações maravilhosas, foi decidido no ano 2014, juntamente com o novo proprietário Walter Körner, deslocar a Kyra, por uns anos, para o Lago Constança. Aí ela passou apenas duas épocas de verão na água e, por razões pessoais, encontra-se agora à venda. De momento a Kyra está num armazém climatizado do lado alemão do Lago Constança, onde pode ser inspecionada mediante acordo. Ela encontra-se em muito bom estado e foi exclusivamente velejada pelos seus proprietários. A Kyra foi inspecionada após todas as temporadas de velejar e está sempre pronta a fazer uma boa figura em todos os mares do mundo. O novo proprietário receberá com a nossa Kyra não só um barco com carácter e com um aspecto fantástico, bem como um veleiro que deseja voltar ao mar para poder demonstrar o seu potencial em viagens futuras.